Manuel Alegre - O nosso país está desarmado, a nossa última garantia é o Tribunal Constitucional
Início
Notícias
Editoriais
Entrevistas do MIC
Lugar da Cidadania
Opinião
Iniciativas/Parcerias
 
Galeria de Edições
Quem Somos
Coordenação
Núcleos
Como Participar
 
Apoiantes
Links
Downloads
 
Contactos
NEWSLETTER
 


.
Afinal as portagens só serão cobradas a partir de 1 de Agosto. Adiamento de um mês
[JOÃO PEDRO HENRIQUES e PAULA SÁ , DN, 29-06-2010] | 0 comentários
Mais um dia de ziguezagues na comunicação governamental. Ao fim da tarde, uma "fonte oficial" do Ministério das Obras Públicas dizia à Lusa que as portagens nas Scut do Norte iriam impreterivelmente ser cobradas a partir do próximo dia 1 de Julho (quinta-feira). Continuação

.
Em entrevista à RR
[Castro Moura, RR, 29-06-2010] | 0 comentários
O deputado e antigo ministro socialista, Vera Jardim, defende que o dossier das portagens nas SCUT, auto-estradas sem custos para os utilizadores, deveria ter sido preparado com “mais tempo” e admite que “houve trapalhada” por parte dos dois maiores partidos e do Governo. Continuação

.
[www.manuelalegre.com com MIC, 29-06-2010] | 0 comentários
No próximo dia 30 de Junho, Manuel Alegre reúne vários economistas num jantar em Lisboa, no hotel Altis. Recorde-se que no último jantar de apoiantes, em Setúbal, Manuel Alegre lançou um grande desafio: “Temos que mudar a economia no mundo, na Europa e em Portugal”.
Este jantar inaugura uma série de encontros/jantares com figuras ligadas a diferentes áreas temáticas que ocupam a agenda nacional.Continuação

.
Jorge Sampaio ao DN:
[www.manuelalegre.com-DN (excerto), 27-06-2010] | 0 comentários
Jorge Sampaio declarou hoje em entrevista ao DN que “o meu apoio a Manuel Alegre é natural e outra coisa não seria de esperar pois pertencemos à mesma família política. Fizemos parte da mesma geração de oposição ao regime, trilhei com ele um caminho comum na defesa da consolidação da democracia portuguesa, designadamente no trabalho parlamentar e em vários desafios partidários. Partilhamos princípios e inquietações sobre o progresso e a dignidade do homem e compartimos semelhantes exigências por um mundo mais justo e solidário.”Continuação

.
Mandatária da Madeira
Cavaco "não liga puto à Assembleia"
[Élvio Passos com Nicolau Fernandes – TSF, Diário de Notícias (Excerto), 27-06-2010] | 0 comentários
Esta entrevista foi gravada no dia 17 deste mês. Deveria ter sido publicada no sábado passado. Mas, devido à morte de José Saramago, foi decidido adiar a publicação para hoje. A parte que está na página 14, foi gravada ontem.
Começou no MRPP, passou pelo PS e foi dirigente do BE. Hoje não tem ligação partidária, porque quer pensar livremente. Recentemente aceitou o convite de Manuel Alegre para ser mandatária na Madeira, da sua candidatura à Presidência da República.
Continuação

.
Manuel Alegre em Setúbal:
[www.manuelalegre.com, 26-06-2010] | 0 comentários
“O Presidente da República não pode nunca dizer que Portugal vive numa situação insustentável”, disse Manuel Alegre no jantar de arranque da campanha em Setubal. “O Presidente diz que preveniu, avisou, mas ao Presidente não cabem apenas palavras de depressão e desmobilização, mas sim de confiança” disse ainda Manuel Alegre. Qual é o caminho? Para o candidato há duas alternativas: mais austeridade, desemprego, desregulação, liberalização dos despedimentos e precariedade; ou uma reforma profunda, com mais solidariedade e responsabilidade social do Estado. “Estamos a assistir a uma ofensiva da direita contra o estado social” disse ainda Manuel Alegre que acrescentou “Temos que mudar a economia no mundo, na Europa e em Portugal. A economia tem que ser para as pessoas.”

Oiça o discurso de Manuel Alegre aqui Continuação

.
Manuel Alegre em Setúbal
[JN, 26-06-2010] | 0 comentários
Manuel Alegre defendeu ontem, sexta-feira, que o Presidente da República "não pode dizer que o país vive numa situação insustentável "porque isso cria dificuldades ao próprio país e agrava a situação".
Continuação

.
[www.manuelalegre.com, 24-06-2010] | 0 comentários
Acompanhado de Maria de Belém, mandatária nacional, e de Duarte Cordeiro, director da campanha, Manuel Alegre divulgou esta manhã os nomes dos seus 20 mandatários regionais e distritais, que reflectem a natureza da sua candidatura, plural, supra-partidária e independente. Metade dos mandatários hoje divulgados foram já mandatários da candidatura de 2006, reflectindo o que foi o movimento de cidadania que lançou essa candidatura, sendo a outra metade resultante do alargamento dos apoios partidários e não só entretanto recebidos.
Continuação

.
[TVI24, 24-06-2010] | 0 comentários
O candidato Manuel Alegre afirmou esta quinta-feira que as mais recentes intervenções públicas de Cavaco Silva demonstram de forma inequívoca «nervosismo» e «crispação» com a aproximação das eleições em 2011. Continuação

.
Entrevista à SIC Notícias
Manuel Alegre critica Cavaco Silva, elogia José Sócrates, espera contar com o apoio de toda a esquerda, e não só, e vai lutar para defender a Constituição de ataques “internos e externos”.
[RR, 23-06-2010] | 1 comentário
O candidato presidencial Manuel Alegre acusa o actual Presidente da República, Cavaco de Silva, de já estar em campanha e de ter sido um “factor de perturbação” em várias ocasiões.

Em entrevista à SIC Notícias, Alegre critica a actuação de Cavaco Silva, nomeadamente na questão das alterações à Lei do Divórcio, no Estatuto dos Açores e na polémica das alegadas escutas em Belém.

Continuação

.
Ao faltar ao funeral de José Saramago, o Presidente da República mostrou que põe o cidadão Aníbal e o político Cavaco acima do cargo que ocupa. Mostrou ser demasiado pequeno para representar o País.
[Daniel Oliveira, Expresso.pr, 22-06-2010] | 2 comentários
José Saramago e Cavaco Silva nunca se admiraram um ao outro. Por causa de um obscuro subsecretário de Estado de Cavaco o escritor terá mesmo abandonado o País. Por isso, se Aníbal Cavaco Silva tivesse comparecido no funeral de José Saramago muitos diriam que se tratava de hipocrisia. Mas, ainda assim, o Presidente da República tinha de ir e aguentar com dignidade essa acusação. Porque as críticas que lhe fariam, pondo em causa o homem, deixariam intacta a instituição que ele representa. Porque quem lá estaria não seria Cavaco Silva. Seria o Presidente da República portuguesa.
Continuação

[José Garcia, AzoresDigital, 18-06-2010] | 0 comentários
A líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia Legislativa dos Açores apelou hoje à união da esquerda à volta da candidatura de Manuel Alegre à presidência da República, salientando a importância desta eleição para combater o neo-liberalismo, que é a cartilha da classe política e financeira que tem dirigido o País.Continuação

.
Candidato sublinha significado civilizacional das datas
[IOL.pt, 18-06-2010] | 1 comentário
O candidato a Presidente da República Manuel Alegre manifestou-se «completamente» contra a supressão ou alteração de datas de comemoração dos feriados históricos e dos religiosos com maior significado civilizacional. Continuação

.
JANTAR EM SETÚBAL
[www.manuelalegre.cpm com MIC, 18-06-2010] | 0 comentários
A candidatura presidencial de Manuel Alegre partirá dia 25 para a estrada. Um jantar em Setúbal (...) dará o tiro de partida. Daí em diante, terá iniciativas todas as semanas. Só estará parado três semanas, de férias, da última semana de Julho ao final da primeira quinzena de Agosto. Na semana que vem, o histórico socialista apresentará os seus mandatários distritais. A estrutura de campanha terá pessoas do MIC (o Movimento de Intervenção e Cidadania criado na sequência da campanha de 2006) e pessoa ligadas aos diversos partidos e movimentos políticos que apoiam a candidatura. Continuação

.
O Governo mandou apertar o cinto e o crédito ao consumo das famílias já caiu 4,5%.
[Ana Pimentel , Expresso, 17-06-2010] | 0 comentários
Nos primeiros 3 meses do ano, as famílias pediram menos crédito para consumir. A quebra é de 4,5%, entre Janeiro e Março, face ao período homólogo, segundo os dados divulgados pela ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado. Apesar de os portugueses terem contraído menos créditos, as associadas da ASFAC concederam cerca de 1,24 milhões de euros durante o primeiro trimestre de 2010, mais 13% do que no mesmo período do ano anterior. Contudo, esta subida deve-se ao segmento doa fornecedores, que pediram mais dinheiro emprestado às financeiras. Aqui, o crédito cresceu 47% nesses 3 meses.
Continuação

.
[MIC com DN, 15-06-2010] | 0 comentários
Em entrevista ao Diário de Noticias de 13 Junho 2010, João Semedo, do BE, declara-se apoiante de Manuel Alegre, defendendo a sua candidatura com total convicção, justamente pela determinação das suas tomadas de posição na anterior legislatura.
Afirmou-se, ainda, satisfeito pelo facto de o PS ter apoiado a candidatura de Manuel Alegre, lamentando que esta decisão ter pecado por tardia.
Continuação

[Público.pt, 15-06-2010] | 0 comentários
A Madeira não vai reduzir em cinco por cento os salários dos seus governantes, deputados e gestores públicos, proposta do líder do PSD nacional nas negociações com o Governo sobre as medidas de austeridade já aprovadas. "Desagrade a quem desagradar", o presidente do Governo regional, Alberto João Jardim, declarou-se "contra a utilização dos salários dos políticos para medidas demagógicas, sem qualquer reflexo para a comunidade".Continuação

.
[Público.pt, 15-06-2010] | 0 comentários
As grandes tendências globais, como o desenvolvimento demográfico, a urbanização, a escassez de víveres e de água potável, de matérias primas, e sobretudo as mudanças climáticas, "agudizam situações de conflito e obrigam as pessoas a abandonar as suas pátrias", advertiu.

Depois de revelar que o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados aumentou as suas actividades em 50 por cento nos últimos quatro anos, Guterres sublinhou que, "ao contrário do que políticos populistas querem fazer crer", oito em cada dez refugiados vivem em países em vias de desenvolvimento.
Continuação

.
Cobrança de portagens nas SCUT está dependente da votação no Parlamento de um projeto de lei, que visa impedir a entrada em funcionamento. a 1 de julho, do sistema de cobranças através de chips nas matrículas
[Lusa, 14-06-2010] | 0 comentários
O "Diário da República" publica hoje os novos preços para as viagens nas chamadas SCUT, concluindo-se que a mais cara para os utilizadores é a A28, no Norte Litoral, que custará 4.05 euros nos novos troços pagos. Continuação

.
Arigo de Jacinto Lucas Pires no seu blog http://chanatas.blogspot.com/
Jacinto Lucas Pires é o mandatário para a juventude da campanha de Manuel Alegre
[Jacinto Lucas Pires, http://chanatas.blogspot.com, 14-06-2010] | 0 comentários
Sim, é verdade. Sou o mandatário para a juventude da campanha de Manuel Alegre. E não, não é por qualquer tipo de “solidariedade literária”. Nem pela graça de, aos 35-36 anos, cheio de cabelos brancos, poder usar, por uns meses, o ambíguo título da “juventude”.
Se aceitei este convite foi porque há alturas em que temos de estar de corpo inteiro com as nossas ideias. (De qualquer modo, no campeonato das presidenciais, talvez um trintão ainda seja mesmo da “juventude”...)
Continuação

.
Os alunos com mais dificuldades deixaram de entrar nas contas do ensino regular, onde estão incluídas as taxas de retenção
[Clara Viana, Público.pt, 13-06-2010] | 0 comentários
É uma relação de causa e efeito que está patente nas estatísticas dos últimos anos divulgadas pelo Ministério da Educação: mais do que a um alegado maior facilitismo dos exames, a queda abrupta de chumbos entre os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário tem ficado a dever-se sobretudo ao número crescente de jovens "desviados" para as vias profissionalizantes, na sequência de uma reforma aprovada em 2004 pelo ministro do PSD, David Justino, e que foi concretizada e ampliada nos anos seguintes pela ministra socialista Maria de Lurdes Rodrigues Continuação

.
Manuel Alegre sobre discurso do 10 de Junho de Cavaco Silva:
[www.manuelalegre.com, 11-06-2010] | 0 comentários
“O Presidente da República não deve dizer que o país é insustentável” porque lhe cabe sobretudo uma palavra “mobilizadora”, disse Manuel Alegre, comentando o discurso de Cavaco Silva no dia 10 de Junho. Para o candidato presidencial, o Presidente não criticou as razões que estão na origem da crise e “não afirmou a necessidade de o Estado português resistir às pressões que vêm dos mercados financeiros e nos tentam impor soluções que até são contra a Constituição”. Continuação

[Lusa/Destak, 10-06-2010] | 0 comentários
O BE/Açores anunciou hoje o apoio à candidatura presidencial de Manuel Alegre, que considera ser a única que tem condições políticas para vencer Cavaco Silva, manifestando disponibilidade para ajudar “de corpo e alma” na sua campanha eleitoral.
Continuação

.
[Público.pt, 09-06-2010] | 0 comentários
Manuel Alegre falava aos jornalistas na apresentação dos seus mandatários nacional, Maria de Belém (vice-presidente da bancada do PS), da juventude, Jacinto Lucas Pires (escritor e cineasta) e de Lisboa, Daniel Sampaio (médico). Continuação

.
Pedem reformas nas pensões e no mercado laboral
[ Isabel Arriaga e Cunha, Bruxelas, Público.pt, 08-06-2010] | 0 comentários
Portugal e Espanha vão ter de complementar as medidas de austeridade recentemente anunciadas com novas reformas estruturais, “nomeadamente do mercado de trabalho e do sistema de pensões”, para acelerar a consolidação orçamental.Continuação

.
Manuel Alegre em entrevista à RTP1:
[www.manuelalegre.com, 03-06-2010] | 0 comentários
“Os portugueses não estão disponíveis para viver sem esperança”, afirmou Manuel Alegre esta noite na entrevista concedida a Judite de Sousa na RTP1. "Se não criarmos uma grande mobilização de forças para vencer esta dependência do exterior, seremos um país cada vez mais dependente", alertou o entrevistado. Continuação

.
Alegre garante que é factor de estabilidade e que “não se candidata para governar, nem para derrubar o Governo”.
[RR, 03-06-2010] | 0 comentários
Manuel Alegre convida Cavaco Silva a clarificar se é ou não candidato à reeleição em Belém.
Em entrevista à RTP, o candidato presidencial considera que “não é saudável que um Presidente da República em exercício possa ser interpretado como estando em campanha”.
Ainda sobre Cavaco Silva, Manuel Alegre considera-o co-responsável pela crise por ter criado a ilusão de que poderia ajudar a resolver os problemas económicos do país, o que não pode porque não governa, disse.

Continuação

.
[FR, Lusa, 02-06-2010] | 0 comentários
O PS/Açores manifestou hoje satisfação com o apoio da Comissão Nacional do partido à candidatura presidencial de Manuel Alegre, que considerou ser a que melhor representa uma alternativa a Cavaco Silva.Continuação

.
[TSF, 02-06-2010] | 0 comentários
O líder do BE afirmou, esta terça-feira, que a candidatura de Manuel Alegre não vai depender de qualquer partido e garantiu que vai participar na campanha do histórico socialistaContinuação
info@micportugal.org